As ferramentas de marketing digital são o braço direito de e-commerces de sucesso. Com a necessidade de criar um relacionamento com os consumidores online, hoje temos diversas ferramentas e ideias para ajudar as empresas a crescer, e o Inbound Marketing é uma delas.

Diferente do marketing tradicional que conhecemos, o Inbound é uma forma de marketing sem interrupções. Em vez de obrigar o usuário a interagir com uma mensagem, você cria conteúdo e possibilita às pessoas escolherem com quem elas desejam conversar.

Aprenda agora como fazer Inbound Marketing para e-commerce. Acompanhe!

Pense na sua audiência como personas

O primeiro passo é criar a persona. Ela é um perfil semificcional do seu cliente ideal, ou seja, uma representação muito próxima daquele comprador que você desejaria que inspirasse todos os outros.

Diferente do público-alvo — que é abrangente e heterogêneo —, as personas são específicas, o que permite que você crie conteúdo e estratégias personalizadas para seus usuários.

Crie conteúdos relevantes para seu blog

Conteúdo de qualidade é uma das bases do Inbound Marketing. Sem materiais interessantes, como você vai iniciar uma conversa com usuários interessados no seu negócio?

Com certeza, você já realizou uma pesquisa de palavras-chave abrangentes e possui diversos termos interessantes para o seu e-commerce. A partir delas, desenvolva temas para conteúdos relacionados aos seus produtos, mas sem ter como objetivo vendê-los, e sim ajudar seus leitores a encontrarem soluções para seus problemas.

Promova seu conteúdo nas redes sociais

Conteúdo sem promoção é igual a nada! É por meio desses materiais que você vai atrair tráfego para o seu blog. Apesar de o SEO e o rankeamento orgânico serem partes importantes do processo de atração de tráfego, as mídias sociais possuem um volume de acessos muito maior, além de facilitar o compartilhamento e a interação dos usuários com os seus conteúdos.

Envie e-mails

Nada de pensar que e-mails são coisas do passado. Eles ainda são uma das principais ferramentas para criar relacionamento e nutrir as leads geradas com as ações de Inbound. Eles são pessoais, diretos e personalizados, logo, a chance de um usuário interagir com um bom e-mail é muito grande!

Procure enviar e-mails com campanhas especiais, mas também não se esqueça de compartilhar blog posts, materiais educativos e até algumas novidades sobre o seu negócio.

Defina métricas para mensurar os resultados

Qualquer ação de marketing digital tem a grande vantagem de ser altamente mensurável. É possível acompanhar todos os aspectos da campanha e garantir que você obtenha o retorno esperado.

A melhor forma de fazer isso é definir métricas a serem acompanhadas dentro do seu e-commerce. Assim, você pode mensurar quais ações estão trazendo mais retorno e investir nos lugares certos.

Inbound marketing para e-commerce é uma opção indispensável para quem quer expandir sua receita, atrair mais visitantes e transformá-los em clientes. Com conteúdo relevante, promoção nas redes sociais, e-mails personalizados e métricas significativas, você vai expandir a sua loja e atrair oportunidades qualificadas!

O que achou do Inbound Marketing para e-commerce? Conte para nós aqui nos comentários!