Aumentar as vendas por meio de e-commerce é um dos maiores desafios das empresas. Apesar de ser uma excelente forma de fazer negócio, é preciso ter muito cuidado: há fatores que podem ser responsáveis pelo declínio das compras.

Especialistas em e-commerce dizem que as datas sazonais, por exemplo, são responsáveis por grande parte do faturamento do negócio: é quando o estoque desencalha, os lucros aumentam e a quantidade dos clientes novos e dos que retornam fica mais visível.

Imagine, então, se há alto abandono de carrinho no e-commerce nessas datas estratégicas, representando grande perda de vendas. Desesperador, não é? É fundamental reverter esse processo.

Há algum tempo, perder vendas já era algo muito ruim para as empresas. Hoje, com a atual situação econômica do país, perder vendas é inaceitável. Para saber como melhorar a taxa de conversão das lojas virtuais, continue lendo este post!

Motivos de abandono de carrinho no e-commerce

Quando se pensa nos resultados de vendas do e-commerce, é necessário analisar a taxa de abandono de carrinho. Se ela estiver alta demais, é preciso descobrir as possíveis causas.

A seguir, conheça dois fatores bem importantes que podem prejudicar os negócios.

1. Formas de pagamento

Quando o cliente chega no carrinho e precisa finalizar a compra e um dos motivos de abandono dos produtos são as formas de pagamento. Muitas empresas se prendem apenas aos cartões de crédito ou débito.

No entanto, existem clientes que ainda não estão preparados para esse tipo de pagamento. Há também pessoas que possuem receio em fornecer informações de suas contas.

Por isso, é interessante manter também outras opções, como o boleto bancário. A solução é prática e permite abraçar as pessoas que desistem por causa da exclusividade dos cartões.

2. Fretes muito caros

Os fretes abusivos também são uma realidade de muitas lojas virtuais brasileiras. De que adianta oferecer uma promoção se o frete custa o mesmo que o produto?

Portanto, é necessário revisar o valor dos custos de envio para verificar se eles realmente fazem sentido.

Formas de diminuir o abandono de carrinho no e-commerce

Para ter resultados com o e-commerce e continuar vendendo muito, é preciso pensar em formas alternativas para diminuir as taxas de abandono de carrinho. Confira algumas soluções básicas:

1. Chat online

Ter um chat online para atender os clientes enquanto passam pelo momento de compra é fundamental. Pode ser que eles tenham dúvidas sobre produtos, serviços e formas de pagamento, por exemplo.

A falta de um serviço de atendimento na hora da compra pode ser responsável pela perda de uma venda. Isso obriga o usuário a procurar pela informação em outro lugar – e pode ser que ele encontre a resposta justamente no site concorrente.

2. Estratégias de frete grátis

Retomando a questão dos fretes altíssimos, uma aposta interessante é oferecer o frete grátis. É possível elaborar algumas estratégias para conseguir fazer esse tipo de promoção sem que isso cause um impacto negativo no faturamento da empresa.

3. Selos de segurança

Quando pensamos naquele modelo de cliente que ainda é um pouco desconfiado na hora de fazer uma compra on-line, os selos de segurança podem ser fundamentais para mostrar credibilidade e conseguir a conversão.

Conquistar alguns selos e apresentar os que a empresa já possui é bem interessante, principalmente para conseguir estimular o pagamento via cartão de crédito.

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