Realizar Teste A/B é fundamental em qualquer tipo de divulgação, principalmente quando vamos criar anúncios pagos. Fique atento para saber qual anúncio performa melhor e assim não gastar o seu investimento desnecessariamente.

Neste texto vamos mostrar a você a importância do Teste A/B na compra de tráfego pago. Continue lendo para ter altas dicas.

O que é Teste A/B?

Teste A/B nada mais é do que realizar várias comparações entre as variáveis, como texto, cor de botão, url, imagem, etc. Você pode criar variações de uma mesma página ou e-mail marketing e dividir o tráfego para seu contatos ou visitantes e assim medir e saber qual performa melhor.

Esse teste pode ser aplicado para saber qual das modificações que foram feitas em seu site estão realmente dando resultados e se ela vale a pena. A melhor parte de se aplicar teste A/B é que você vai descobrir qual a melhor forma de aplicar algo novo e saberá se seu público está gostando dessa nova versão ou se preferem a antiga. Sempre desenhe a sua estratégia antes de começar os testes. Pense sempre no que deseja com esta ação antes de colocá-la para rodar.

Nem só de modificações em sites é feito um teste A/B e com esta técnica você pode testar o melhor dia de fazer uma publicação em seu blog, o melhor horário para publicar na redes sociais e também saber qual anúncio pago está performando melhor.

Na AdFácil disponibilizamos em nossa plataforma o teste A/B para a criação de anúncio por padrão para todos os planos, pois sabemos a importância do investimento feito por cada um de nossos usuários. Além do mais, nossa plataforma possui uma inteligência que faz os anúncios competirem entre si para então termos a comunicação vencedora: o teste A/B automático!

Quais são as vantagens de usar um teste A/B?

Existem muitos ganhos quando se faz um teste A/B; ele tem vários objetivos desde trazer novos inscritos, ou até mesmo saber o tempo em que eles permanecem em um post. Mas lembre-se sempre: acompanhe os números!

Quando falamos em investimentos queremos ter certeza que estamos fazendo o certo. É assim quando criamos anúncio pagos; queremos ter certeza de que estamos investindo nosso dinheiro no correto! Mas geralmente não é feito assim e muitas vezes perdemos dinheiro com anúncios mal direcionados e é aí que entra o teste A/B. Com ele você pode criar vários anúncios e saber qual está performando melhor e assim direcionar seu investimento nesses anúncios.

Ferramentas que realizam testes A/B

Existem algumas ferramentas simples que te ajudam nesta tarefa. É sempre bom ter uma ferramenta para te ajudar.

Unbounce

Essa ferramenta permite construir e colocar no ar para testar em landing pages responsivas e você não tem a necessidade de saber programar nada. Possui uma interface amigável e, através dela, é possível alterar qualquer elemento da página quantas vezes quiser. Você pode ainda integrar com vários outros softwares, como Mailchimp, Hubspot ou Salesforce.

Google Analytics Experiments

É uma plataforma bem completa para se fazer testes A/B. É possível testar até 10 versões completas de uma página da web e cada uma com sua URL própria. Você só precisa definir o seu objetivo na ferramenta, que ela enviará pequenos updates por e-mail com informações sobre a performance das páginas. É uma plataforma de fácil utilização, com todas as vantagens das ferramentas Google.

AdFácil

É uma plataforma inteligente para criação, gestão e otimização de anúncios online. Ela possui um robô inteligente que extrai o máximo de resultado das suas campanhas de marketing, ajustando automaticamente suas campanhas para que você não precise fazer o trabalho de gerenciamento, por exemplo.

Como planejar um teste A/B?

O planejamento de um teste A/B é fundamental para o seu sucesso. É muito importante seguir um passo a passo para ter certeza de que está fazendo tudo corretamente e não esquecer de nada.

Para começar você precisa saber qual a hipótese para qual deseja realizar o teste, pode ser do seu site, do blog ou de um anúncio pago que deseja fazer. O próximo passo é definir o objetivo, podendo ser para melhorar a conversão de uma landing page, aumentar o número de inscritos ou qual anúncio está performando melhor para um público específico.

Mas não se esqueça estabelecer uma meta com um prazo para que possa definir qual é o ganhador!

Este guest post foi escrito por Angélica Rodrigues – AdFácil.